top of page

Obs. Anti Pop-ups e Ad-Blocker podem impedir a exibição de banners e imagens corretamente...

Hora de Abraçar Títulos Atrelados à Inflação


A última reunião do Copom realizada em esta semana decidiu por diminuir a a taxa básica de juros em 0,75 pontos, para 7,50% ao ano. O rítmo de cortes diminuiu se comparado aos meses anteriores e, em seu relatório, praticamente sacramentou que o próximo corte deve ser 0,50 ou 0,25 pontos.


Isso seria suficiente para deixar a Selic em sua mínima histórica, porém mostra que o ciclo de cortes está perto do fim.


Ainda que a inflação se mostre controlada e abaixo da meta do governo, os constantes aumentos da gasolina e energia elétrica vão servir de trampolim para que a nossa velha conhecida inflação dê as caras novamente em 2018. Acredito que só não subiu ainda porque nossa economia segue péssima, devagar, capengando, igual nossos ilustres políticos...


Olhando para o médio prazo, principalmente para 2018, não é possível vislumbrar um ciclo de aumentos na taxa Selic, mas é bem provável termos um "afrouxamentos" das políticas de controle da inflação, ainda mais por ser tratar de um ano de eleições. E isso é comum, basta fazer um retrospecto dos anos anteriores e perceberá que nos anos de eleição a inflação costuma "fazer uma graça".


Baseado nisso, o momento torna-se bastante interessante para adquirir títulos atrelados à inflação, seja no Tesouro Direto, LCs ou mesmo debentures... está fácil encontrar opções pagando entre 5% a 6% mais a inflação. São aplicações interessantes para o médio prazo, pois pode anotar, veremos uma inflação mais alta em 2018, mesmo com a economia em frangalhos.




Para o longo prazo ainda é difícil prever. O resultado das eleições é imprescindível para tentar fazer alguma previsão. Um novo governo PT indicaria um cenário, um governo PSDB indicaria outro completamente diferente. Já um governo Bolsonaro nem a bola de cristal conseguiria prever no que iria dar...


Toda decisão ou atitude que tomamos tem suas consequências, sejam elas boas ou ruins. Assim, tome suas decisões no presente já projetando as possibilidades do futuro. No mundo dos negócios, esse é o grande segredo de quem tem sucesso e que consegue multiplicar seu patrimônio.

@Mundo Interligado - você interligado com o conhecimento - desde 2012
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page